De Mãos Dadas (Hand in Hand)
De Mãos Dadas (Hand in Hand)
A dança em sua forma mais poderosa. A de superar limites.
Esta história de superação, também é a história de conquista de novos espaços e objetivos.
Ma Li, uma chinesa treinada como bailarina desde garotinha. Zhai Xiaowei, também chinês que nunca havia dançado.
A história dessa parceria tem início quando Ma Li, sofre um acidente e perde o braço direito aos 19 anos.
Ela ainda gostava de dançar e queria dançar novamente. Então, Ma Li começou a refazer algumas das suas antigas rotinas, mas com a perda do braço teria perdido também o equilíbrio. Demorou um pouco antes que ela pudesse fazer curvas simples e rodadas sem cair, mas a forma determinada como encarou o desafio trouxe a ela uma nova vida.
Aos 25 anos, competiu no quinto concurso nacional (chinês) artes do espetáculo para os deficientes e ganhou uma medalha de ouro.
Posteriormente, foi convidada para treinar um grupo de dança infantil.
Conheceu Zhai Xiaowei, um rapaz de 20 anos que teria perdido a perna esquerda aos 4 anos de idade em um acidente, e estava sendo treinando para ser um ciclista nos jogos paraolímpicos nacionais da China.
Motivada em encorajá-lo, mesmo sabendo que nunca tinha dançado, propôs ensiná-lo a dançar com ela.
A reação foi imediata: “dançar com uma perna …. Você está brincando comigo? De jeito nenhum! ”
Mas, ela não desistiu, e ele concordou relutantemente pensando: ” Eu não tenho mais nada para fazer de qualquer maneira. ”
Não foi um caminho fácil, ambos estavam lidando com o trauma físico e emocional, mas perseveraram e continuaram o treinamento depois de muitos contratempos.
Mas ainda faltava o aperfeiçoamento. Daí, a integração do coreógrafo Zhao Limin que projetou a apresentação “Hand in Hand” (De mãos dadas), que com movimentos especiais, permitia ao Zhai Xiaowei integrar a sua muleta em substituição a perna que faltava e Ma Li voou alto usando uma luva para o braço que faltava.
Essa apresentação valeu a participação entre os finalistas entre os 7.000 concorrentes de uma competição de dança promovida pela CCTV da china, premiados com a medalha de prata.
A apresentação, como pode ser vista no vídeo que disponibilizamos, é simplesmente maravilhosa. Curtam e se emocionem.
Pesquisa e Texto: Oduvaldo Silva
Deixe um comentário